Estamos de volta!...

Depois de uma experiência de vários anos "em papel" e de um intervalo de 2 anos "em vazio", a nossa escola volta a editar o seu jornal O PINHAS, mas agora numa versão exclusivamente digital. O endereço é fácil de fixar: www.pinhasonline.blogspot.com

A partir de hoje, 30 de Setembro de 2011, estamos ao serviço da escola e de toda a sua comunidade.

Podem enviar artigos e contactar connosco através do mail: pinhasonline@es-pr.net

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notas do encontro com a escritora Lídia Jorge

O LIVRO E A LEITURA

Realizou-se no auditório da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, no dia 27 de Fevereiro de 2012, o encontro com a escritora Lídia Jorge sob o tema O LIVRO NA ERA DA INFORMÁTICA.
A escritora começou por realçar o atraso de Portugal em relação à leitura, ao invés de outras sociedades que nela apostaram muito mais cedo. Chamou a atenção que o país é uma sociedade muito dependente de canais generalistas de conteúdos banais, supérfluos, apostando na imagem, no espectáculo, no lúdico…
Lídia Jorge, com o brilhantismo da sua palavra e do seu pensamento, explanou a importância capital do livro e da leitura no mundo actual onde os meios informáticos nos invadem constantemente. Vincou muito bem que a leitura é um elemento essencial, estrutural, do ser humano, seja qual for a sua área de formação.
Considerou que é na literatura, na poesia, no teatro, na arte que podemos encontrar as «frases densas»! Frisou ainda que é na literatura que existe, não apenas o sentido etimológico da palavra, mas essencialmente o seu sentido metafórico!

Os alunos/as apresentaram algumas questões relacionadas com a sua actividade de escritora, permitindo desenvolver e aprofundar o seu pensamento sobre o tema.
Lídia Jorge não deixaria salientar o papel da escola como espaço de disciplina e de trabalho de «imposição».
Também sublinhou o papel da biblioteca escolar, não apenas como espaço de leitura, mas igualmente como «orientação».
Em relação ao estudo concreto de uma obra literária, e no seguimento de outras questões colocadas pelos alunos, considerou que a dissecação estrutural de uma obra literária realizada na aula é fundamental para a sua compreensão. Esta aprendizagem, tantas vezes considerada pelos discentes como aborrecida, fastidiosa, é essencial para a sua compreensão global e motivadora para usufruir da sua plena leitura.
No final, Lídia Jorge foi muito aplaudida, tendo alguns alunos/as manifestado directamente o prazer de ter assistido à sua prelecção!
Que o seu regresso seja para breve….

Faro, 27 de Fevereiro de 2012
Joaquim Rodrigues
Professor de História

Sem comentários:

Enviar um comentário