Estamos de volta!...

Depois de uma experiência de vários anos "em papel" e de um intervalo de 2 anos "em vazio", a nossa escola volta a editar o seu jornal O PINHAS, mas agora numa versão exclusivamente digital. O endereço é fácil de fixar: www.pinhasonline.blogspot.com

A partir de hoje, 30 de Setembro de 2011, estamos ao serviço da escola e de toda a sua comunidade.

Podem enviar artigos e contactar connosco através do mail: pinhasonline@es-pr.net

segunda-feira, 4 de março de 2013

VISITA Á ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

  VISITA DE ESTUDO A LISBOA

  ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

          PASSEIO LITERÁRIO

              MUSEU CALOUSTE
                   GULBENKIAN

No dia 26 de Fevereiro, os alunos das turmas 11D e 12D, da ESPR.
A visita foi planeada e realizada graças ao esforço da professora de Ciência Política, Sara Raposo.
Participaram igualmente as professoras Dina Ferreira e Regina Jeronimo e os professores Carlos Pires e Joaquim Rodrigues.

1. Assembleia da República - Depois de ter sido realizada uma síntese da história do edifício, pela guia da visita, iniciou-se o percurso que durou cerca de uma hora e trinta minutos, tendo sido percorridas as salas mais importantes, designadamente a actual câmara dos deputados e o antigo Senado onde também funcionou a Câmara Corporativa. Em todos os lugares foi feita uma breve história dos mesmos.
Os professores e os alunos puderam também acompanhar a história do Parlamento português desde a implantação do liberalismo, em 1820, atravessando o período republicano, o Estado Novo e, finalmente, com a eclosão do 25 de Abril de 1974, a instauração do regime democrático.

2. Passeio Literário - Esta actividade concebida e orientada pela professora Dina Ferreira consistiu no percurso de alguns dos lugares mais emblemáticos da vivência de Fernando Pessoa em Lisboa, designadamente o Café A Brasileira no Chiado, a casa onde nasceu o poeta e o Café Martinho da Arcada. Junto a estes locais alguns alunos/as declamaram poemas de FP.

3. Museu Calouste Gulbenkian - Esta visita, concebida e orientada por Maria do Rosário Azevedo, teve como tema "Diferentes Retratos Diferentes Culturas". Consistiu em um percurso pelo museu onde professores e alunos tiveram oportunidade de apreciarem a colecção legada ao país por Calouste Gulbenkian, cujas maravilhosas peças nos fizeram mergulhar em um longo período histórico, desde a Grécia Clássica até aos anos cinquenta do século XX.
Todos evidenciaram um vivo interesse pelas visitas.....

                O professor de História
                   Joaquim Rodrigues

Sem comentários:

Enviar um comentário