Estamos de volta!...

Depois de uma experiência de vários anos "em papel" e de um intervalo de 2 anos "em vazio", a nossa escola volta a editar o seu jornal O PINHAS, mas agora numa versão exclusivamente digital. O endereço é fácil de fixar: www.pinhasonline.blogspot.com

A partir de hoje, 30 de Setembro de 2011, estamos ao serviço da escola e de toda a sua comunidade.

Podem enviar artigos e contactar connosco através do mail: pinhasonline@es-pr.net

terça-feira, 9 de outubro de 2012

"Connecting Classrooms" - Londres em Faro


No dia 28 de Setembro, no âmbito do projeto "Connecting Classrooms", 13 alunos e 5 professores de 4 escolas de Londres visitaram a Escola Secundária Pinheiro e Rosa. O grupo chegou a Faro dois dias antes, tendo desenvolvido atividades relacionadas com o projeto nas escolas E.B. 2/3 D. Afonso III e na Escola Secundária Tomás Cabreira.

A visita à nossa escola iniciou-se formalmente com apresentação de cumprimentos à Diretora da Escola professora Luísa Madeira. Com o objetivo de dar a conhecer o contexto em que trabalhamos, a diretora proporcionou uma visita guiada aos visitantes, na qual foram abordados assuntos relativos ao projeto bem como trocadas opiniões e experiências. Ao longo de todo o dia os alunos portugueses acompanharam os seus parceiros ingleses em várias atividades, nomeadamente uma aula de Drama com a professora Ana Cristina Oliveira, uma aula de Educação Física com a professora Nídia Agostinho onde jogaram em conjunto um jogo de Baseball, aula de Matemática com a professora Célia Santos, aula de Programação com o professor Marco Pacheco e a aula de Inglês da professora Paula Coelho onde os seus alunos (10ºE) apresentaram vários trabalhos informativos sobre Portugal e os alunos ingleses trocaram experiências e forneceram informações sobre as suas escolas. O almoço na cantina, oferecido pela nossa escola foi tipicamente português (caldo verde e bacalhau com natas) que fez a delicia dos nossos visitantes. De tarde após a reunião com a representante do British Council Goretti Coutinho, representante do Ministério da Educação, Madalena Guedes e todas as professoras representantes das sete escolas envolvidas no projeto "Connecting Classrooms", houve um lanche convívio com a participação dos nossos alunos e alunos da Secundária Francisco Fernandes Lopes de Olhão que tocaram viola e cantaram em conjunto. O dia 29 foi passado na praia de Faro onde os nossos alunos e os ingleses interagiram jogando vários jogos tradicionais e comendo as típicas tostas. A viagem de regresso a Faro foi feita de barco atravessando a Ria Formosa e dando oportunidade aos nossos visitantes de desfrutar da magnífica vista e paisagem que a nossa ria nos proporciona. Os nossos alunos orgulharam-nos com o seu comportamento. Foram hospitaleiros, amáveis e compreensivos. Tiveram, seguramente, uma excelente oportunidade de ampliar o seu conhecimento da língua inglesa e a sua visão das coisas, quebrando alguns preconceitos e tornando-se mais cidadãos do mundo! Apesar do cansaço destes dias muito intensos ficam excelentes recordações, do convívio e dos novos amigos ingleses que fizemos e o convite para irmos a Londres no próximo ano. Da minha parte e de todos os professores envolvidos, toda a preparação, o cansaço e a responsabilidade, todo o trabalho que dará continuidade a este projeto, é recompensado, com toda a certeza, pela experiência que nos foi proporcionada. Uma valorização pessoal e profissional para todos e também a confirmação da coesão do grupo enquanto equipa de trabalho, que de forma cooperante partilhamos os nossos saberes e contribuímos para a concretização deste projeto. A interajuda entre todos foi francamente saudável e com entusiasmo e respeito pela contribuição de cada um, o projeto "Connecting Classrooms" valorizou-se e valorizou-nos a nós enquanto professores e pessoas! Um grande agradecimento à minha escola e a todos os professores e alunos envolvidos nesta visita. A coordenadora do projeto "Connecting Classrooms"na Escola Secundária Pinheiro e Rosa, Paula Coelho

Sem comentários:

Enviar um comentário