Estamos de volta!...

Depois de uma experiência de vários anos "em papel" e de um intervalo de 2 anos "em vazio", a nossa escola volta a editar o seu jornal O PINHAS, mas agora numa versão exclusivamente digital. O endereço é fácil de fixar: www.pinhasonline.blogspot.com

A partir de hoje, 30 de Setembro de 2011, estamos ao serviço da escola e de toda a sua comunidade.

Podem enviar artigos e contactar connosco através do mail: pinhasonline@es-pr.net

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A maior mancha encontrada no SOL até hoje…

A gigantesca mancha no canto superior esquerdo desta imagem é cerca de 50.000 milhas (80.000 km) de comprimento e foi observado no sol por Solar Dynamics Observatory, da NASA, em 3 de novembro de 2011.
Uma das maiores manchas solares dos últimos anos apareceu no sol, escurecendo parte da sua aparência brilhante. A mancha enorme, chamada AR1339, é de cerca de 50.000 milhas (80.000 km) de comprimento e 25.000 milhas (40.000 km) de largura, relatóriosSpaceWeather.com . Para efeito de comparação, a Terra em si é apenas 8.000 milhas (12.800 km) de largura.
O “gigante” de manchas solares ainda não está voltado para o nosso planeta, mas foi observado pelo Solar Dynamics Observatory, da NASA (SDO) por satélite. A nave espacial fotos do gigante das manchas solares mostram a região solar, uma vez que entra em exibição na borda nordeste, ou membro, do sol.
A mancha solar é na verdade um grupo de manchas escuras nas proximidades do sol, algumas das quais são individualmente mais amplas do que o planeta Terra.
As manchas solares aparecem quando a intensa atividade magnética causa o aprisionamento do plasma solar em “gaiolas” magnéticas, bloqueando o fluxo de calor através do processo de convecção, provocando um arrefecimento da superfície do sol. Estas áreas isoladas, em seguida, aparecem mais escuras do que a área circundante, criando uma mancha escura. (A temperatura média da superfície solar é cerca de 6000ºC, enquanto que nas manchas é cerca de 4000ºC).
A intensa atividade magnética em torno de manchas solares muitas vezes pode causar erupções solares , que são a grande libertação de energia que pode realmente iluminar o sol. Os “Flares” (aumento significativo da emissão de radiação eletromagnética no local, principalmente no ultravioleta e raio-X) são também acompanhados por fluxos de partículas carregadas para o espaço, chamados de emissões de massa coronal, que podem causar estragos em satélites e redes elétricas na Terra, quando dirigidos nesta direção.
O “SpaceWeather.com” adverte que uma mancha solar tão grande como AR1339 vem com um grande potencial de explosões solares. A “National Oceanic and Atmospheric Administration” (NOAA) prevê uma possibilidade de 50 por cento dos “flares” de classe média M solares, durante as próximas 24 horas devido a essa mancha solar.
Na verdade, o local já produziu uma classe M4 de reflexo solar, em 2 de Novembro, que foi observado pelo SDO. A emissão de massa coronal a partir deste grande surto foi observado, mas não foi dirigido para a Terra. No entanto, como o “gigante” das manchas solares se volta para o nosso planeta nos próximos dias, podemos estar sujeitos a uma maior probabilidade de ocorrerem essas projeções.

                                               A professora Ana Maria Pinto

2 comentários:

  1. Querida professora mancha solar só é visto na pele das pessoas!
    Na estrela Sol visualizamos concentração de fragmentos das Borras que explodiram no Ciclo Solar* 23... A foto exibida está inclinada para o Norte. Sucesso Astronômico*

    ResponderEliminar
  2. Caro investigador:
    Agradeço a partilha da sua convicção pessoal, acréscimo científico e prognóstico de sucesso relativo ao tema. No entanto, apesar das previsões favoráveis, poderá haver “surpresas”, pois segundo Biesecker “Mesmo estando abaixo da média, qualquer ciclo solar é capaz de produzir condições climáticas especialmente severas. A grande tempestade geomagnética de 1859, por exemplo, aconteceu durante um ciclo solar de tamanho similar ao do que estamos a prever para 2013”.
    O Sol está no seu direito: ou de comportar-se de uma maneira interessante e regular, ou de forma estranha e inesperada! E, para este último caso, mais vale prevenir… do que remediar.

    ResponderEliminar