Estamos de volta!...

Depois de uma experiência de vários anos "em papel" e de um intervalo de 2 anos "em vazio", a nossa escola volta a editar o seu jornal O PINHAS, mas agora numa versão exclusivamente digital. O endereço é fácil de fixar: www.pinhasonline.blogspot.com

A partir de hoje, 30 de Setembro de 2011, estamos ao serviço da escola e de toda a sua comunidade.

Podem enviar artigos e contactar connosco através do mail: pinhasonline@es-pr.net

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Violência no desporto

Hoje, no início do século XXI, é notável a importância do desporto na educação dos jovens em todos os quadrantes do planeta. É certo que, há algumas modalidades que movimentam mais as massas do que outras, mas em qualquer que seja vê-se que existe sempre um forte envolvimento dos adeptos. O futebol é, na minha opinião, o que está no topo da cadeia desportiva, não pela modalidade em si mas pela força dos seus adeptos e clubes desportivos. Isto gera muito dinheiro num mundo materializado. Daí, gastarem-se somas astronómicas em determinados jogadores e a grande maioria viver à “sombra”, quer em termos materiais quer em sucesso desportivo.
Se estivermos atentos às notícias dos “média”, veremos situações alarmantes que surgem dentro de um campo de futebol. Veja-se por exemplo: as claques desportivas aquando da chegada dos seus jogadores, “dão-se ao luxo” de lançarem “ very light’s”, não só para se posicionarem perante toda uma assembleia, como inclusive para impressionar e ostentar poder. É como se o campo de futebol fosse uma selva, onde a lei do mais forte impera.
 Os próprios adeptos dos clubes, excitados ao rubro, utilizam comportamentos e verbalizações impróprias e ou/inadequadas.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Realizou-se a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca escolar, no dia 5 de Janeiro, tendo sido apuradas para a 2ª fase as alunas:

Catarina Calvinho Gil, 12º B
Ana Rute Baptista, 11º A
Anastasia Borozan, 12º B

ACTA veio à escola!


No passado dia 5 de Janeiro a Companhia de Teatro do Algarve esteve presente em duas sessões na nossa escola com o tema “Bullying”. Muitas turmas deram o seu contributo interagindo com os atores e participando ativamente com ideias e opiniões.
Esta foi mais uma iniciativa do G.A.J.E. (Gabinete de Apoio ao Jovem Estudante) da nossa escola e financiada pela Câmara Municipal de Faro que todos os anos apoia esta atividade em várias escolas.
A A.C.T.A irá voltar à nossa escola novamente no dia 20 de Março para mais duas sessões sobre o mesmo tema.

Bartolomeu, O Português

-Ave, Maria, gratia plena, Dominus tecum;
benedicta tu in mulieribus, et benedictus fructus ventris tui, Jesus.
Sancta María, Mater Dei, ora pro nobis peccatoribus nunc et in hora mortis nostrae.
Santa Mãe, concedei-me a graça necessária para suceder nesta missão, pois apesar de sermos apenas 30 homens e termos em nosso poder quatro canhões, com a tua bênção guiar-nos-emos à vitória. Amen.-
Bartolomeu, O Português, levantou-se ainda de cabeça baixa. Prezava sempre a força divina, especialmente num caso como este, em que as probabilidades de uma chacina eram elevadas. Claro que isso intimidaria qualquer pirata a quem a fé ou a experiência não fossem importantes. Mas não a ele.
-Meu capitão! Os canhões estão carregados e a postos. Tem a certeza? Ainda vai a tempo, meu Capitão…

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

UMA VIAGEM AO PASSADO: MILREU E CERRO DA VILA

No dia 17 de Novembro de 2011 os alunos do 10. D, disciplina de História A, e do Curso Profissional de Artes do Espectáculo, da ESPR, acompanhados pelos professores Joaquim Rodrigues, Carla Faustino, Ana Cristina Oliveira e António Gambóias, efectuaram visitas orientadas a Milreu e ao Cerro da Vila. Em ambas estações arqueológicas, acompanhados por eminentes arqueólogos, puderam aprofundar os seus conhecimentos sobre os vestígios materiais deixados pela civilização romana na província do Algarve.
Nos locais referidos foi possível identificar testemunhos da presença visigótica e árabe por estas paragens.
Foi uma inolvidável viagem no tempo que começa no século I d. C., e que se prolongou pelos séculos seguintes...